Capacitação de Funcionarios
Por Fernando Rebouças
No mercado atual, a globalização, a acirrada concorrência e as parcerias (joint venture) têm exigido das empresas constante processo de renovação do capital intelectual de seu pessoal, um esforço de capacitar e atualizar o conhecimento profissional de seus funcionários.
A qualificação dos colaboradores e funcionários de uma empresa envolve não somente os profissionais que ocupam os cargos da diretoria, gerência e supervisão, mas também o pessoal da área de atendimento, e até de limpeza. A capacitação de funcionários, também referida como “treinamento”, na maioria dos casos, é um serviço terceirizado prestado por uma consultora especializada em treinar pessoas.
O êxito ou as perdas num negócio são causados pelo espaço físico, capacidade tecnológica, capital empregado e a capacidade do pessoal de uma empresa. Quanto mais avançada é a tecnologia inserida na empresa, maior será a necessidade em capacitar os profissionais que trabalharão com a essa tecnologia.
Para o homem se desenvolver profissionalmente e economicamente, é necessário que ele eleve suas habilidades, sua capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Todo processo de treinamento visa esses objetivos.
Atingir esses fatores, é necessário que a empresa já tenha um bom nível de satisfação prestado aos seus clientes por meio de seus produtos e serviços e possui potencial de maior penetração no mercado, é necessário considerar as condições atuais e possibilidades futuras de uma empresa para que se justifique qual tipo de capacitação será necessária aos colaboradores e funcionários da empresa.
Capacitar é também treinar e visa encaminhar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento. Por meio da capacitação profissional, o trabalhador adquire melhores condições de ação, de conhecimento sobre as necessidades da empresa, do setor e, muitas vezes, estar preparado para capacitar outras pessoas.
Atualmente, para se