Capacidade Térmica
Campus: Parnaíba
Curso: Licenciatura em Física
Disciplina: Laboratório de Ondas e termodinâmica
Professora: Alexandro Chagas
CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO DE UM CORPO
David da Silva
Charliane Melo
Francinaldo de Oliveira
Marcela Penha
Sávia Souza
Parnaíba –PI
Março de 2013
INTRODUÇÃO
Os corpos em geral têm a capacidade de armazenar energia termicamente. O grau de agitação comum a boa parte de todos os átomos, íons, e/ou moléculas de um corpo é dada por sua temperatura.
Entretanto, cada átomo, cada composto, cada organização de moléculas tem uma capacidade quantitativa própria para se agitar. Ou seja, dada (ou retirada) certa quantidade de calor a determinada amostra, ela deve aumentar (ou diminuir) sua temperatura muito ou pouco, dependendo da sua capacidade de armazenar tal calor em forma de agitação térmica.
Essa capacidade é chamada de capacidade calorífica ou capacidade térmica. O objetivo deste experimento é a determinação da capacidade térmica de vários corpos com materiais diferentes, bem como de seu calor específico, realizando uma aquisição de dados e construindo através desses dados gráficos que relacionem a temperatura versus o tempo, obtendo assim a curva de aquecimento do bloco.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
Capacidade térmica ou capacidade calorífica (usualmente denotada pela letra C) é a grandeza física que determina a relação entre a quantidade de calor
Q fornecida a um corpo e a variação de temperatura ∆𝑇 observada neste.
𝑄
𝐶=
∆𝑇
A unidade usada no SI é J/K (Joule por Kelvin). Por motivos históricos, é comum o uso da unidade caloria por graus Celsius (cal/ºC).
A capacidade térmica caracteriza o corpo, e não a substância que o constitui. A capacidade térmica é uma propriedade extensiva, ou seja, proporcional à quantidade de material presente no corpo. Com isso, dois corpos compostos pela mesma substância, porém com massas diferentes