principios fundamentais da contabilidade
O que são princípios contábeis?
Princípios contábeis são fundamentos necessários para prover a interpretação e aplicação das normas brasileiras de contabilidade. Conforme livro de contabilidade introdutória, de uma equipe de professores da FEA/USP “ Princípios contábeis podem der conceituados como premissas básicas acerca dos fenômenos e eventos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica, social, e institucional ’’.
Ainda segundo o Art. 2º da resolução do CFC nº 750/1993 dispõe que:
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso país. Concernem, pois, à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
De um modo geral conforme Hilário Franco, conceitua-se contabilidade “como a ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, observando-se seus aspectos quantitativos e específicos e, as variações por ele sofridas”.
São princípios de contabilidade, conforme Art. 3º da resolução do CFC nº 750/1993:
1) O DA ENTIDADE;
2) O DA CONTINUIDADE;
3) O DA OPORTUNIDADE;
4) O DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
5) O DA COMPETENCIA; e
6) O DA PRUDENCIA; Os princípios de contabilidade para serem aplicados, devem se adaptar a certa realidade factual com base na analise da realidade, sendo que quando se observa mudança significativa tais princípios possam sofrer revisão.
Segundo o livro de contabilidade introdutória, de autoria já citada “são duas as condições básicas para um principio supere a fase de tentativas e se transforme em amplamente aceito e, portanto, incorporado á doutrina e pratica contábil”.
1- Deve ser considerável praticável e objeto pelo consenso profissional;
2- Deve ser considerado útil.