Capacidade Térmica
Laboratório de Física Geral II
Calorimetria (Parte II)
Capacidade Térmica
Campos dos Goytacazes - 2011
1. Introdução
Capacidade térmica ou capacidade calorífica é uma grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor. O valor da capacidade térmica é correspondente à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1°C de um corpo em uma unidade de variação de temperatura. Esta é em função da natureza do corpo e sua massa.
É importante não confundi capacidade térmica com calor específico. A capacidade térmica caracteriza o corpo, enquanto que o calor específico caracteriza a substância que o constitui. O calor específico é constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico).
Em estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos a temperaturas diferentes, é mito utilizado o calorímetro. O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente, são constituídos basicamente de um recipiente de paredes finas, que é envolvido por outro recipiente fechado de paredes mais grossas e isolantes (adiabáticas), o que evita a entrada ou saída de calor.
Nesse instrumento, são colocados dois acessórios: um termômetro e um agitador, que servem para agitar o sistema e fazer com que ele alcance o equilíbrio térmico mais rapidamente. É muito comum falar que dentro de um calorímetro o calor cedido por um corpo é igual ao calor recebido pelo outro corpo. Através dessa igualdade, podemos determinar várias grandezas térmicas de um material como, por exemplo, a capacidade térmica, o calor específico de uma substância, o calor latente, etc.
Como o calor específico do calorímetro é difícil de ser medido em virtude de ser constituído por diversos materiais, podemos calcular a sua capacidade térmica,