capacidade termica
OBJETIVOS
- Determinar a capacidade térmica calorímetro.
- Determinar o calor específico de vários sólidos.
MATERIAL
- Calorímetro;
- Água;
- Amostras de ferro, alumínio e latão;
- Balança digital;
- Termômetros ( um analógico e um digital );
- Béquer de 250 ml;
- Proveta graduada de 100 ml;
- Transformador 220 V/110V;
- Aquecedor elétrico 110 V (mergulhão);
- Fogareiro elétrico.
Introdução teórica
Quando um corpo recebe ou cede calor, ocorre uma transformação: variação de temperatura ou mudança de estado físico. No primeiro caso, dizemos que se trata de calor sensível e, no segundo, calor latente.
Definimos capacidade térmica ou capacidade calorífica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessária por unidade de variação de temperatura do corpo:
A capacidade térmica de um corpo depende de sua massa e do material que o constitui. Da definição de capacidade térmica podemos obter as suas unidades de medida:
Calor específico é uma grandeza que caracteriza a facilidade ou dificuldade de um determinado material variar sua temperatura quando troca energia na forma de calor. É importante ressaltar que esta característica depende apenas do material de que é feito o corpo.
As unidades mais usadas de calor específico são:
Note que, embora pareçam iguais, os conceitos de calor específico e capacidade térmica são diferentes. Quando nos referimos à capacidade térmica estamos nos referindo a uma característica do corpo em questão e, quando falamos em calor específico, estamos mencionando uma característica do material de que é feito o corpo.
O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e muito utilizado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos de temperaturas diferentes. É um recipiente de formato bem simples, construído para que não ocorra troca de calor entre o mesmo e o meio ambiente.