Capacidade de força
Definição de Força, força máxima, e força de resistência. potência aeróbia; tolerância láctica e potência láctica. velocidade de reação, velocidade de execução, capacidade de aceleração, velocidade máxima, velocidade resistente.
Definição de Flexibilidade, flexibilidade estática e dinâmica
CAPACIDADE DE FORÇA RÁPIDA
É a capacidade de superar uma resistência externa ao movimento com elevada rapidez de contração.
A rapidez do movimento depende da capacidade máxima de força e do tamanho da resistência (força externa) que se quer vencer.
A força rápida é maior quanto menor é a resistência a ser vencida e vai diminuindo à medida que esta aumenta. portanto, é necessário conhecer o percentual de força máxima e rápida exigida na execução motora da atividade física ou do exercício.
A resistência é a capacidade de poder executar, durante maior tempo possível, um esforço sem diminuir a qualidade do exercício.
O Limiar Anaeróbio é baseado no comportamento que as concentrações de lactato sanguíneo apresentam em diferentes intensidades de esforço. Existe uma intensidade de esforço até onde os processos de produção e remoção de ácido láctico estão equilibrados não existindo acúmulo. Quando essa intensidade de esforço é excedida passa a existir um acúmulo de lactato o que provoca a fadiga mais rapidamente.
A velocidade pode ser definida como a capacidade de realizar os mesmos movimentos em menores intervalos de tempo. A velocidade é constantemente aumentada de intervalo de tempo. A aceleração é obtida por coordenação da atuação e da força de vários grupos musculares, de modo a imprimir ao atleta ou ao corpo em questão, um certo aumento de velocidade máxima e de durabilidade de velocidade.
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados. O desenvolvimento deste tipo de flexibilidade pode ser mais