A administração cientifica e sua visão crítica
Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais – UEGE
Curso de Engenharia Elétrica
A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E SUA VISÃO CRITICA.
Gabriel Henrique Custodio Barbosa
Heberth Henrique Pires Moreira
SETE LAGOAS
2012
De acordo com Chiavenato (2003) a teoria da escola de Administração Cientifica teve inicio baseado nas teorias segundo Taylor. A aplicabilidade dos métodos científicos foi com base na observação e mensuração, a fim de aumentar a eficiência.
A teoria da escola da Administração Cientifica surgiu no século passado, o seu criador Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua vida profissional com operário de fabrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção. (MAXIMIANO, 2004, PÁG 151)
A sua gestão teve forte influência no século XX, até mesmo no aspecto cultural, e teve como foco inicial eliminar os desperdícios e perdas sofridas nas indústrias.
Taylor observou e aplicou estudos para melhorar a eficiência e produtividade nas fábricas. Verificou que o trabalho era feito 100% (cem por centos) por um só trabalhador. No trabalho de campo, observou e mensurou o tempo gasto na execução das tarefas realizadas pelos operários. Concluiu se que a capacidade de produção dos operários poderia melhorar, e aqueles que tinham melhor produtividade ficariam desestimulados por receberem o mesmo salário daqueles não produtivos. Ou seja, além de se preocupar com os aspectos operacionais, o que justifica a sua forte influência no comportamento das pessoas da época.
Este foi o primeiro ponto de melhoria observado por Taylor. Então colocou a ideia que o operário mais produtivo deveria ser mais bem