capa
Uma força axial é qualquer força que atua diretamente sobre o eixo central de um objeto. Estas forças são normalmente estiramento ou força de compressão, dependendo da direção. Além disso, quando a carga de força é ainda através do centro geométrico da forma, que é concêntrico e, quando for irregular, é excêntrico. Ao contrário de muitas forças que atuam, uma força axial é muitas vezes seu próprio contador, um objeto puxado ou empurrado uniformemente em direções opostas não se move. Pura força ocupa uma posição semelhante à força axial, mas opera perpendicular ao eixo central do objeto.
Uma das partes mais importantes de análise de forças axiais é a idéia de um centro geométrico. Este é um ponto, dentro dos limites de um objeto sólido que é o centro perfeito de toda a massa. Em um simples objeto, tal como um cilindro, que é fácil de encontrar no meio exato do objeto por simples medição dos lados. Em um objeto complexo, tal como uma bicicleta, o processo é muito mais complicado. Embora exista uma série muito complexa de equações matemáticas que vai encontrar este ponto, é, basicamente, o ponto em que a massa do objeto é a mesma em qualquer direção oposta.
Em um objeto complexo, este ponto pode ser praticamente qualquer lugar dentro do espaço maior do formulário. Ao olhar para um objeto, o espaço que o objeto leva-se é muitas vezes maior do que o objeto em si. Fatores tais como a densidade e os braços salientes poderia causar o centro geométrico de existir sobre a superfície, ou mesmo fora da forma.
O eixo central do objeto é executado a partir de um lado através do objeto para a outra. Esta linha baseia-se na forma do objeto, não a sua massa ou densidade. O eixo central pode ser executado através do centro geométrico, ou talvez não.
Quando uma força atua diretamente sobre o eixo central, que é uma força axial. Estas forças, muitas vezes, comprimir o eixo de ambas as extremidades ou esticar o eixo em duas direções opostas e, como