Cuba
Essa emenda assegurou o domínio econômico dos capitalistas-norteamericanos que controlavam a produção de carvão e açúcar de Cuba, eles também tinham interesses em terras, turismo e jogos. Em 1919 Cuba vivia uma fase de prosperidade econômica pela venda de açúcar.Porém a riqueza produzida beneficiava somente os bancos norte-americanos enquanto a população cubana passava fome, vivendo na miséria e no analfabetismo.
Em 1933 e 1934 Fugencio Batista projetou-seno cenário político Cubano e a situação piorou. O aumento de corrupção, exploração e opressão ajudou no aumento da oposição. Nesse momento surgiu como líder da oposição o estudante de direito FidelCastro.
Em 1953 houve a primeira rebelião comandada por Fidel, porém o movimento fracassou e Fidel foi preso. Depois de solto ao voltar para Havana foi recebido com entusiasmo pela população.Procurou unificar as oposições visando a realização de eleições gerais, mas diante da popularidade Fugencio Batista o exilou e ele teve de ir para o México. No México conheceu Che Guevera – um médicoArgentino e preparou 82 homens para invadirem Cuba. Ao chegarem no sul do país foram atacados pelas tropas de Fugencio, apenas 12 sobreviveram incluindo Raul, Fidel, Che e