capa
O Golpe de aríete é um fenômeno comum em situações onde há escoamento transitório no interior de um conduto forçado, que é caracterizado pela dependência de suas variáveis (pressão e velocidade, ou carga e vazão) em relação ao tempo. Em outras palavras você já ouviu um barulho alto "BANG" ou som semelhante à batida de martelo depois de ligar ou desligar rapidamente uma torneira de água? Esse é o som do golpe de aríete no sistema de tubulação de água.
O termo "golpe de aríete" foi cunhado por pesquisadores franceses que assimilaram o som rítmico produzido pelas sucessivas ondas de pressão que atingiam um registro de gaveta ao som das batidas de um aríete ao arrombar portas e muralhas de fortificações.
O fenômeno do "golpe de aríete" é um dos inúmeros exemplos práticos onde é possível aplicar os conhecimentos sobre fenômenos ondulatórios, além dos outros conhecimentos da mecânica clássica. Além de sistemas de tubulação de transporte de água, o golpe de aríete também ocorre em sistemas de vapor e de recuperação de condensado (ou seja, circulação de água).
OS PERIGOS DO GOLPE DE ARÍETE
Quando ocorre o golpe de aríete, uma mudança momentânea e brusca de pressão de mais de 10 MPa pode ocorrer dentro das tubulações. Esse impacto pode abalar seriamente as tubulações, equipamentos ou a casa de máquinas, possivelmente resultando em danos não só à vedação das juntas, mas também às roscas das válvulas ou às próprias válvulas.
Logo que algo assim acontece, como casos em que uma válvula é danificada, grandes quantidades de vapor ou condensado quente começam a vazar, o que pode causar um acidente grave. Há até mesmo relatos de mortes que ocorrem como resultado do golpe de aríete. Apesar disso, há muita pouca pesquisa ou literatura dedicada a suas causas e prevenção e muitos usuários de equipamentos a vapor não sabem como lidar com a questão.
OCORRÊNCIA DO GOLE DE ARÍETE
Ocorre nos encanamentos quando as condições de escoamento são