capa
Com a idéia de um negócio definitivamente fixada na mente, cabe ao empreendedor consultar seu público-alvo no objetivo de ratificar ou retificar os atributos atrelados aos itens e serviços que deseja manufaturar e comercializar.
É uma fase onde cada dado colhido representa um elemento de análise e decisão, servindo de base à caracterização dos produtos em suas dimensões tangíveis e intangíveis, determinação dos processos de fabricação, pontos de vendas, escolha de mídias e de estratégias de penetração no mercado.
A obtenção destas informações, cruciais a um empreendimento, é realizada através de métodos de pesquisa, nos quais, são aplicadas técnicas de apreensão de informações junto a uma população estatisticamente estruturada em aspectos quantitativos e qualitativos, complementado por limitações temporais, pois cada exercício de coleta de dados encontra-se atrelado a períodos pré-estabelecidos.
Segmentos de mercado e público-alvo representam um contingente humano de consideráveis proporções mesmo após o afunilamento natural proveniente das exigências previstas nas questões relativas a personalização do grupo através da determinação do perfil de seus ocupantes.
Os métodos de abordagem a uma população, utilizados para o conhecimento de seus conceitos,comportamento e atitudes em relação a itens e serviços, variam em função da quantidade de componentes, níveis de aprofundamento dos requisitos de diferenciação e a localização geográfica dos domicílios ou ambientes de trabalho. A pesquisa pode ser levado a efeito através de duas maneiras:
CENSO: Consulta de toda uma população. Normalmente é utilizada quando há uma necessidade de dados primários sobre um determinado segmento de mercado, inexistindo quaisquer informações embasadoras de seu perfil, além do número de componentes favorecer a uma colheita abrangente.
AMOSTRAGEM: Percentual de uma população em quantidades suficientes a gerar condição de representatividade. É