CAP3
A estratégia competitiva é uma fórmula ampla para se saber como uma empresa irá competir, por ela uma organização busca vantagem competitiva sobre os concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade. A vantagem competitiva leva ao controle do mercado e a lucros maiores que a média. Os sistemas de informação ajudam as organizações a obter uma vantagem competitiva por meio de sua contribuição para os objetivos estratégicos de uma organização e sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho, a produtividade e a resposta ao mercado. Os sistemas de informação são caracterizados por sua capacidade de alterar significativamente a maneira como os negócios são realizados, a fim de dar vantagem significativa para as organizações.
A concorrência tem exigido cada vez mais esforços das empresas de qualquer porte no sentido de manterem-se competitivas em seu ambiente de atuação. Pesquisas têm indicado que a complexidade do ambiente competitivo tem exigido das organizações maior capacidade de respostas e ao mesmo tempo tem feito aumentar a complexidade interna das mesmas.
Os sistemas de informação (SI) têm papel fundamental nas organizações, é através deles que um administrador consegue ter um acesso com facilidade às informações de todos os aspectos de sua organização. A correta administração dessas informações é fundamental para seu sucesso, pois, com base nelas os executivos podem decidir o rumo da organização.
Os sistemas de informação podem ser conceituados como partes de um conjunto interagentes e interdependentes que formam um todo organizado, e têm como objetivo gerar informações precisas a organização, auxiliar quanto a tomada de decisão, análise e transformação das informações, podendo ser dividido em 3 etapas: entrada, processamento e saída. A entrada ou dados seriam as informações coletadas; processamento são todos os dados coletados a serem transformados em uma informação