Cap3
R. A Bíblia é plenamente fidedigna em tudo que afirma.
2. Com base nos fatos que consistem o depoimento da Infalibilidade responda: Porque a Bíblia é infalível?
R. Dá própria escritura, ela afirma ser inspirada por Deus, no início, no meio e no fim das escrituras, ela não contém erros. Ela é completamente infalível.
3. A autoridade da Bíblia é a conseqüência de sua Revelação, Inspiração, Inerrância e Infalibilidade. Esta autoridade é afirmada pelo princípio de SOLA ESCRITURA. Explique este princípio fundamental para a igreja evangélica.
R. Somente a Escritura é infalível. A Bíblia é a única autoridade infalível na igreja. Homens falham, Papas e Concílios erraram. Mas Lutero reconhece a supremacia da Escritura, Ela é a única que não erra, que não falha e puramente verdadeira.
4. Qual é a definição de Cânon? Como esta definição afeta a vida dos cristãos?
R. São os livros das Sagradas Escrituras, aceitos pela Igreja Cristã, que contém a regra autoritária da fé e da prática. São os livros que verdadeiramente o seu conteúdo faz a diferença na vida do cristão. O conteúdo deles alcança um padrão onde a fé e a adoração são estimuladas na vida do cristão.
5. O que é apócrifo? Cite as razões pelas quais estes livros são rejeitados pelos evangélicos.
R. São livros que não foram inspirados por Deus.
As razões pelas quais os evangélicos os rejeitam são:
1ª Os livros apócrifos foram escritos durante o período interbíblico.
2ª A inspiração destes livros foi negada pelos judeus e protestantes e eles nunca foramincluídos em qualquer coleção das Escrituras (Bíblia Hebraica).
3ª Nem Cristo nem seus apóstolos citaram os livros apócrifos.
4ª O historiados Flávio Josefo (37 – 100 d.c), declarou que os livros apócrifos não foram incluídos nas Escrituras Sagradas dos judeus.
5ª A Igreja Católica Romana, através da Contra-Reforma, esperou mais de mil anos(1546) para incluir os apócrifos à Sagrada Escritura, no Concílio