Cap06
Objetivos
Desenvolver habilidades na construção de tabelas nos processadores de texto.
Conhecer a utilização das ferramentas de edição e formatação de imagens. Adquirir conhecimentos dos recursos referentes aos hiperlinks.
Identificar e criar estilos dos textos, de acordo com padrões pré-definidos.
Aprender a elaborar sumários e legendas nos documentos.
6.1 Aspectos gerais
Nessa aula, iremos apresentar mais alguns recursos de formatação de documentos, com o objetivo de dar maior versatilidade e qualidade aos trabalhos.
As exigências em formatações específicas para cada tipo de documento têm sido cada vez maiores. Para textos acadêmicos e científicos, a formatação é regida pelas normas da ABNT. As mais conhecidas são as Normas NBR 14724
(Teses e dissertações), 6022 (Artigos científicos), 6023 (Referências), 6027
(Construção de sumários), 6028 (Resumos e abstract). Assim, vamos construir nossos trabalhos com os conhecimentos técnicos adquiridos sobre editores de texto e as normas estabelecidas pela ABNT. Vai ser um sucesso!
6.2 Trabalhando com tabelas
Tabelas são elementos bastante utilizados em textos de um modo geral.
Neste material você já encontrou várias tabelas, todas elas criadas em um processador de texto (aliás, todo este material foi construído com o auxílio de um processador de texto).
Uma tabela é normalmente uma matriz de linhas e colunas, onde cada elemento
(conhecido como célula) é uma unidade de informação digitada pelo usuário.
Aula 6 - Processadores de textos – 2ª parte
117
célula
É a denominação do espaço definido pelo cruzamento de uma linha com uma coluna da tabela.
e-Tec Brasil
6.2.1 Como inserir uma tabela
Para inserir uma tabela, utilizando o processador de texto Word, selecione a posição desejada do texto e, na guia Inserir, grupo Tabelas, na opção Tabela, clique em Inserir tabela. Irá aparecer uma janela para você especificar a quantidade de linhas e colunas, bem como o dimensionamento da