Cap. 19 Podemos ser livres?
Em Busca da Felicidade
Filosofia cap. 7
Introdução
Procuramos algo para dar sentido a nossa vida. Esse “algo” provavelmente é a felicidade. Mas será que ela existe? Existe um modo de viver feliz? Essa busca incessante pode ser achada em qualquer lugar desde coisas materiais, até sentimentos. Mas onde procura-la? A resposta está dentro de nós, aquilo que nos agrada, que nos faz sentir bem, alegres. É ali que começa essa busca. sofos pensaram e fizeram reflexões bastante úteis para aprendermos mais sobre o assunto.
Entre eles,destaca-se Michel de Montaigne, um político, filósofo, escritor e cético francês, nascido em 1523, escreveu uma obra que ficou famosa, chamada Ensaios, na qual, no seu Capítulo XX, citando outro grande filósofo (Cícero), afirma que “filosofar não é outra coisa senão preparar-se para a morte”.
Explica Montaigne que o estudo e a contemplação separam a alma do corpo, o que, em suma se compara à morte, e constitui como que um aprendizado em vista dela.
Existe outra frase interessante, mas que não lembro quem a pronunciou, que diz mais ou menos que “cada vez que me surpreendo é porque aprendi alguma coisa”.
Se pararmos para refletir um pouco, a única certeza que temos na vida, ou pelo menos a mais evidente dela, é a de que, um dia, morreremos.
Então, em certos aspectos, não há como não dar razão a Cícero, a Montaigne e a tantos outros que se dedicaram a uma vida de estudos, e que, por isso mesmo, são muito mais sábios que, que ensinam que a vida é um eterno aprendizado e que, em verdade, estamos nos preparando para a morte. Essa é uma visão um pouco pessimista da vida, mas que se bem compreendida e sopesada com o devido cuidado, pode