Cap 13 - Direção - PLT 302
Prof. Danilo A Armelin
Cap. 13 - Direção
1- Faça uma crítica comparativa entre a Teoria X e a Teoria Y como dois estilos de direção nas empresas.
Resp. Teoria X
O homem é indolente e preguiçoso por natureza,falta lhe ambição, é fundamentalmente egocêntrico em seus objetivos individuais, a sua natureza o leva resistir as mudanças, a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.
Teoria Y
O homem médio não tem desprazer inerente em trabalhar, as pessoas não são por natureza intrínseca, passivas ou resistentes as necessidades da empresa, as pessoas não tem motivação básica, potencial de desenvolvimento, o homem médio aprende sob certas condições a aceitar a aceitar e a procurar responsabilidade, a capacidade de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente e não escassamente distribuídas entre as pessoas.
2- Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o Sistema 1, autoritário coercitivo.
Resp. É um sistema administrativo autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, processo decisório totalmente centralizado na cúpula da empresa, o sistema de comunicação é basicamente precário, o relacionamento interpessoal entre as pessoas é considerado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos, o sistema de recompensas e punições existe uma ênfase nas punições e medidas disciplinares.
3- Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o Sistema 2, autoritário benevolente.
Resp. É um sistema autoritário, porém mas suave que o sistema 1, processo decisório é centralizado na cúpula administrativa, o sistema de comunicações é relativamente precário, prevalecem as comunicações verticais e descendentes, o relacionamento interpessoal a organização tolera que as pessoas se relacionem entre si, o sistema de recompensas e punições existe uma ênfase nas punições e