Cap 1 livro arena
1
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
O objetivo deste capítulo é fornecer ao leitor um panorama geral do que vem a ser a simulação de sistemas. Inicia-se com algumas definições, procurando mostrar a ampla gama de conceitos e opiniões envolvidas no tema. Em seguida, discute-se sobre os motivos que levam pesquisadores e analistas a empregarem esta técnica no encaminhamento da solução de seus problemas. Nos dois tópicos seguintes, apresentam-se alguns conceitos associados a sistemas e modelos, tema central de toda a discussão envolvendo simulação.
Na seqüência, algumas das vantagens e desvantagens no uso da simulação são apresentadas. Alguns dos pontos foram atualizados em função da crescente evolução do software e do hardware envolvidos com o emprego desta técnica. Finaliza-se este capítulo inicial com uma descrição, passo a passo, das etapas necessárias a um estudo envolvendo simulação e com a apresentação dos erros mais comuns quando do emprego desta técnica.
Tópicos
1.1
1.2
1.3
1.4
1.5
1.6
1.7
Definindo Simulação de Sistemas
Por que Simular?
Sistemas
Modelos
Vantagens e Desvantagens da Simulação
Passos na Formulação de um Estudo Envolvendo Modelagem e
Simulação
Erros mais Comuns na Abordagem via Simulação
Sumário
1.1 Definindo Modelagem e Simulação de Sistemas
A simulação computacional de sistemas, ou simplesmente simulação, consiste na utilização de determinadas técnicas matemáticas, empregadas em computadores digitais, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operação ou processo (sistemas) do mundo real.
São muitas as definições de simulação. De acordo com Schriber [1974], conforme pode ser visto no clássico Simulation Using GPSS, “simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa
Paulo José de Freitas Filho – freitas@inf.ufsc.br
1
Capítulo 1 – Modelagem e Simulação de Sistemas
sucessão de eventos