Cantina
O Clima Organizacional é ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem os seus trabalhos. O clima não pode ser tocado ou visualizado, porém pode ser percebido e mensurado em seus diversos aspectos. A Gestão de Clima Organizacional visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.
Dimensões e determinantes do clima organizacional - Susan Case.
Nas últimas quatro décadas, o clima de confiança nas instituições e em seus líderes declinou aos níveis mais baixos na história do mundo globalizado de negócios. A recessão mundial, mudanças ideológicas nos regimes governamentais, a deterioração na confiança do investidor devido às fraudes contábeis cometidas por multinacionais e o sentimento prolongado de uma crise no mercado acionário têm colocado no foco da discussão os temas de integridade e confiança no clima empresarial.
O denominador comum entre corporações que têm longevidade maior do que o ser humano (100 anos) é uma filosofia de negócios baseada num sistema de valor fundamentado em integridade. Uma preocupação primária dos líderes organizacionais é com a construção de um clima de confiança nas suas organizações.
O clima de confiança é uma das dimensões do clima organizacional. O clima de confiança, em termos genéricos, é a probabilidade de que as pessoas, dentro da organização, dependerão e contarão com outros colegas. Muitos aspectos de clima organizacional têm uma correlação forte com confiança.
As dimensões, sendo medidas em pesquisas de cultura ou de clima, podem ser identificadas da seguinte maneira:
CULTURA
CLIMA
Valores
Estrutura
Crenças
Padrões
Mitos
Responsabilidade
Tradições
Reconhecimento e suporte
Normas
Fidelidade
Neste artigo revisarei as dimensões, determinantes