Variaveis Complexas - Circuitos
Os filtros eletrônicos constituem um tipo de circuitos muito importante em sistemas de comunicação e instrumentação. Estes constituem uma área da eletrônica bastante vasta e por isso vamos abordar somente os conceitos fundamentais sobre o assunto, já que o nosso foco é a aplicação de Filtros Analógicos em Variáveis Complexas.
Os filtros separam sinais desejados de sinais indesejados, bloqueiam sinais de interferência, fortalecem sinais de voz e vídeo e alteram sinais para outras evoluções.
Um filtro deixa passar uma banda de frequências e rejeita outra. Podem ser passivos ou ativos.
2. FILTROS
São circuitos formados por resistores, indutores e capacitores (circuitos RC, RL, LC ou RLC) que utilizam as características de reatância indutiva e capacitiva para atenuar a corrente elétrica da entrada para a saída do filtro, de acordo com a frequência. A denominação “passivo” se deve ao fato de que os indutores e capacitores são componentes passivos: possuem a propriedade do armazenamento de energia. Existem também filtros ativos, formados por circuitos eletrônicos, e os filtros digitais, que são formados por circuitos programáveis para o controle da filtragem (ambos fornecem uma filtragem melhor que os filtros passivos).
Em relação ao valor ou a faixa dos valores de frequência da tensão que o filtro atenua ou permite a passagem, os filtros passivos são classificados em:
- filtro passa-baixas;
- filtro passa-altas;
- filtro passa-faixa;
- filtro rejeita-faixa;
Os filtros passa-baixas e passa-altas podem ser elaborados com circuitos RC, RL ou LC; enquanto o filtro passa-faixas consiste em uma combinação de um filtro passa-altas com um passa-baixas.
FILTROS PASSA-BAIXAS
Nos circuitos abaixo, para o calculo da frequência de corte a resistência de R é dada em ohms (Ω), a capacitância em farad (F) e a indutância em henry (H). se R não for a resistência de carga, seu valor deve ser dado pela resistência equivalente conectada à .