Canoagem
Canoagem é a designação do esporte praticado em canoas, caiaques e wave-skis.
• Canoas são embarcações abertas ou fechadas, nas quais os remadores podem estar sentados ou ajoelhados, usando um remo de uma só pá. As canoas abertas, também chamadas de Canadenses, são pouco divulgadas para nós brasileiros.
• Os caiaques, mais populares no Brasil, são embarcações fechadas, nas quais os remadores sentam-se na cabine, usando um remo de duas pás.
• Já wave-skis são modelos mais aproximados da prancha de surf, nos quais os remadores, sentados, utilizam um remo de duas pás.
Canoa e Caiaque são tratados sem distinção, por mais que sejam embarcações diferentes, pois em corredeiras se tornam bastante parecidos (Apenas a existência de um assento comprova que se trata mesmo de um caiaque).
A palavra “canoa” deriva de “Kanu”, que é um tipo de canoa feita de tronco de árvore. Alguns historiadores alegam que sua origem estaria nas embarcações impulsionadas por pás utilizadas por egípcios e astecas; no entanto, a grande corrente doutrinária afirma que somente no século XVI, na América do Norte, surgiram os registros das atuais concepções de canoas e caiaques, barcos desenvolvidos ao longo de muitos anos. Leves e rápidos devido à sua constituição de madeira e pele, seriam próprios para enfrentar os rios canadenses repletos de corredeiras. Enquanto indígenas utilizavam a canoa no interior do continente, esquimós utilizavam o caiaque na pesca e no transporte entre dois pontos da costa. O caiaque teria estrutura de madeira, revestimento de pele de foca e vedação com gordura das articulações destes mesmos animais.
No começo do século XIX, ingleses, inspirados nestas embarcações, começaram a utilizar para lazer um tipo de embarcação chamado “gronelandais”. Estes tipos de barcos deram origem aos formatos modernos das canoas e dos caiaques. Em pouco tempo, adotaram os remos, que serviam para dar mais velocidade. Logo foram adotados por outros países.
John McGregor