ANALISE DE ARTIGO “A ABORDAGEM E A CLÍNICA NO ATENDIMENTO AOS MORADORES DE RUA PORTADORES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO”.
2135 palavras
9 páginas
universidade do estado do rio de janeiro centro de educação e humanidades instituto de psicologia curso de graduação em psicologiaAnalise de artigo “A Abordagem e a Clínica no Atendimento aos Moradores de Rua Portadores de Sofrimento Psíquico”.
Projeto apresentado à disciplina de Pesquisa Qualitativa em Psicologia, ministrada pela professora Regina Gloria Nunes Andrade, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Rio de Janeiro – RJ
JUNHO/2013
Introdução ao Tema da Pesquisa
O artigo, não só consegue delinear quem seriam os moradores de rua com problemas psíquicos, mas também, porque eles instalaram-se nas ruas. Além disso, busca, através de ajuda de setores do Estado e de Organizações não Governamentais, tratamentos no que se pode descrever como, a possibilidade de reorganização da subjetividade desses sujeitos, trazendo assim novas alternativas de vida (Brito, Maria Mercedes Merry, 2006, p. 326).
Quanto ao que se remete a população de rua, o artigo expõe, a partir de um entendimento teórico, que não somente o cenário socioeconômico brasileiro, como também a tendência mundial da globalização nas grandes cidades influencia em grande escala a migração de pessoas para as ruas. Isto é, segundo Brito (2006, p.322) há diversas motivações para que essa transição exista, dentre essas, pode-se destacar: concentração de renda nas camadas mais abastadas da sociedade, a falta de programas governamentais com finalidade de empregar, ou gerar renda, que se adequem as singularidades e potencialidades desses sujeitos, precária/ausente política de saúde, educação e de habitação. Todas essas características constroem uma política publica assistencialista, que não é capaz de realmente solucionar o problema em questão.
O mendigo mentalmente perturbado foi transformado em um personagem denominado com “o louco de rua” pela autora, e este faz parte de uma história que data desde a