Canoagem
Canoagem
1 – Origem e breve histórico
Por volta de 6000 anos atrás a canoagem era usada como meio de transporte pelos povos entre rios e lagos. Enquanto os povos indígenas utilizavam a canoa como meio de transporte, o caiaque era usado pelos esquimós para pesca e transporte entre dois pontos da costa. No começo do século XIX ingleses inspirados nestas embarcações começaram a utilizar para lazer um tipo de embarcação chamado gronelandais e, em pouco tempo estes barcos adotaram os remos que serviram para dar mais velocidade e logo foi adotado por países como Alemanha e países da Europa central. Graças à suas experiências anteriores na Europa e no Oriente médio,
2 – Modalidades e Principais regras e objetivos da modalidade
• Freestyle Esta modalidade consiste basicamente em movimentos rápidos e acrobacias. As manobras devem ser executadas em uma onda ou então no refluxo do rio dentro do tempo de 40 segundos.
Todas as manobras são avaliadas e pontuadas de acordo com uma tabela de dificuldades. São usados caiaques e canoas de plástico sem tamanho determinado.
• Canoagem velocidade É uma modalidade de competição praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semifinalistas e finalistas. Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta apóia-se no assoalho da canoa com joelho e usa remo de uma só pá.
• Canoagem Slalom Nesta modalidade os remadores têm que navegar o caiaque ou a canoa por entre as portas (duas balizas suspensas) sendo as de cor verde para remar a favor da correnteza e as de cor vermelha remar contra a correnteza, num percurso que varia de 250 a 400 metros. Homens e mulheres em caiaques e