Canoagem
Canoagem
Disciplina: Educação Física
Professor: Ricardo Esteves
Índice
Módulo 12 - Atividades de exploração da Natureza 1
Canoagem 1
Índice 2
Introdução 1
Introdução
Neste trabalho pretendo apresentar uma breve revisão histórica da modalidade e as várias aplicações da canoagem, em âmbito de trabalho ou em âmbito competitivo. Irei apresentar também algumas informações necessárias para o uso e prática da modalidade.
A história da canoagem está directamente ligada à necessidade dos povos de retirar do mar, alimento para a sua população. Existem registros de que no século XVI, índios americanos utilizavam canoas feitas de madeira e peles para satisfazer essa necessidade.
Foi em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, que a canoagem começou a ser considerada um desporto. Foi disputada a categoria Velocidade.
Em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, a modalidade Slalom foi disputada apenas como demonstração. Desde 1992, porém, a categoria Slalom passou a ser considerada olímpica.
Regras Específicas
As provas de canoagem são divididas em várias categorias, sendo actualmente e principalmente disputadas, as categorias Slalom e Velocidade.
Slalom – os canoístas devem passar por 18 a 25 "portas", penduradas por arames, seguindo uma sequência numérica e o sentido indicado nas mesmas (a favor ou contra a corrente). O percurso deve ser percorrido duas vezes e penalidades equivalem a um determinado número de pontos.
Velocidade – categoria praticada normalmente em canais construídos artificialmente com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.
Existem também mais três tipos de prova não tão principais e disputados, sendo eles:
Freestyle – Categoria mais recente da canoagem onde o canoísta é obrigado a executar movimentos específicos em um rio, durante um determinado período de tempo, sendo atríbuidos pontos a cada manobra.
Canoagem Oceânica – Disputada em alto mar, os