a canoagem
A História da canoagem:
A canoagem é um desporto náutico (praticado em água), com uma canoa ou caiaque. Este desporto é uma modalidade Olímpica desde 1936.
As canoas foram desenvolvidas há milhares de anos pelo povo nativo da América do Norte (Índios). A palavra que conhecemos hoje (canoa) deriva da palavra kenu, que significa duguot, que é um tipo de canoa feita de tronco de árvore.
Modalidades
Existem muitas modalidades de canoagem, no qual se destacam:
Freestyle
Canoagem Oceânica
Caiaque-Pólo
Canoagem Velocidade
Canoagem Slalom
Canoagem de Rápidos
Freestyle
O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem, foi reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Canoagem (FIC), em Outubro de 2004. O seu objectivo é realizar várias manobras num determinado espaço de tempo. A pontuação varia consoante os movimentos efectuados conforme uma tabela pré-estabelecida. Canoagem oceânica
A Canoagem oceânica é uma vertente da canoagem que consiste na realização de um determinado percurso no mar. Neste desporto são utilizadas embarcações especificas, devido às condições que se podem encontrar no decorrer da prova.
Caiaque-Pólo
O Caiaque-Pólo é um jogo de canoagem que se disputa numa área de 35 por 23 metros, pode ser jogado em piscinas, rios ou lagos. Tem como objectivo marcar golo na baliza adversária, que por sua vez tem 1 por 1,5 metros de está suspensa a 2 metros de profundidade.
Canoagem de Velocidade (Sprint)
A canoagem de velocidade é a mais conhecida de todas as modalidades da canoagem. Costuma ser praticada em canais artificiais com 2 000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade. As competições praticam-se em embarcações muito elegantes e estáveis. A partir de 2007 a FIC reconheceu a prática da mulher na canoa.
Canoagem Slalom
É uma modalidade olímpica desde 1992, a canoagem Slalom