Hiperbilirrubinemia atuação fonoaudiológica
A bilirrubina ou hematoidina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Como isso acontece? Os glóbulos vermelhos velhos, danificados ou anormais, são extraídos da circulação principalmente pelo baço, durante este processo a hemoglobina tranforma-se num pigmento amarelo chamado bilirrubina, esta chega ao fígado através da circulação e ali é quimicamente alterada para depois ser excretada para o intestino como um componente da bílis. Quanto mais hemoglobina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Os níveis séricos da bilirrubina indireta são determinados pela velocidade de produção e pela velocidade de remoção dessa bilirrubina da circulação. A hiperbilirrubimenia é uma concentração anormalmente alta de bilirrubinea no sangue, um excesso de bilirrubina, Um aumento dos níveis de bilirrubina sérica e ela pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
A bilirrubina nos Recem-nascidos e Ictericia
Na maioria dos recém-nascidos a concentração de bilirrubina no sangue normalmente aumenta de forma transitória durante os primeiros dias posteriores ao nascimento, motivo pelo qual a pele esta amarelada (icterícia). Nos adultos as bactérias que normalmente se encontram no intestino destroem a bilirrubina, mas o recém-nascido carece destas bactérias e, portanto, grande quantidade de bilirrubina excreta-se nas fezes, adiquirindo uma cor amarelada intensa. No entanto, o recém-nascido também conta com uma enzima no intestino que pode alterar parte da bilirrubina e lhe permite que seja reabsorvida e passe ao sangue, contribuindo para o desenvolvivemento da icterícia, que avança a cabeça aos pes, normalmente desaparecendo no fim da primeira semana.
Icterícia é uma síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo