Caninde
Passeio pelo Rio São Francisco é atração no Cânion de Xingó
Turistas podem mergulhar no lago, que é cercado por paredes de pedra.
Local tem museu com acervo constituído por mais de 50 mil peças.
Denise Gomes Do G1 SE
5 comentários
Cânion de Xingó o 5º maior cânion navegável do mundo (Foto: Denise Gomes/G1 SE)Cânion de Xingó o 5º maior cânion navegável do mundo (Foto: Denise Gomes/G1 SE)
A cidade de Canindé de São Francisco, localizada a 213 km de Aracaju, no Alto Sertão sergipano, é o portão de entrada para quem deseja conhecer o Complexo Turístico de Xingó, que compreende os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Diariamente, cerca de 1,5 mil turistas de diversos pontos do país realizam o passeio ao Cânion de Xingó, cartão de visitas da região e que projetou o município no mapa turístico do estado e do Brasil.
Turismo Canindé de São Francisco (Foto: Arte G1/SP)
Toda esta projeção rendeu bons frutos. O mais recente deles foi a gravação da primeira fase da novela Cordel Encantado, da Rede Globo, exibida em 2011. Onde a história de amor entre Jesuíno, interpretado pelo ator Cauã Reymond, e Açucena, vivida por Bianca Bin, ganhou vida em meio à paisagem típica do Sertão, a caatinga, repleta de plantas fortes e rústicas que sobrevivem às altas temperaturas, e que apesar de toda sua aridez abrigam na maioria das vezes flores pequenas e delicadas.
As terras que um dia foram percorridas e exploradas pelo bando de Lampião e Maria Bonita na era do cCngaço atualmente recebem milhares de turistas que chegam neste pedaço de Sergipe.
Este foi o sentimento que estimulou a aposentada Ilda Castilho, de 78 anos e sua filha Joseli Gitaci, de 58 anos, ambas da cidade de Caxias do Sul (RS), a escolherem Sergipe para passar as férias.
“Ficava maravilhada quando via pela televisão toda essa beleza sergipana. E só de pensar que este lugar era aqui mesmo no Brasil, minha vontade de conhecer as terras de ‘Jesuíno e