Arara Canindé
Social:
Voam aos pares ou três indivíduos, podendo ser o terceiro um filhote. Isso ocorre em bandos maiores, com até 30 indivíduos, que se abrigam para dormir em poleiros coletivos deslocando-se grandes distancias do ponto de alimentação até o ponto de descanso e pernoite. Podem passar longos períodos do dia em repouso, relacionando-se com companheiros ou fazendo acrobacias no alto dos galhos.
Alimentar:
O grupo migra em certas épocas do ano, em busca de alimento.(em caso de escassez) Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes. têm grande força no bico, possibilitando-lhes abrir sementes de casca muito dura, furar os galhos e troncos de árvores em busca de larvas de insetos.
Na hora da alimentação, se algum intruso for observado, espera-se que ele vá embora, caso isso não aconteça, as aves dão o aviso e o bando levanta voo.
Reprodução: São monogâmicas, ou seja, um parceiro para toda a vida. Fazem ninho no oco de árvores, preferindo palmeiras mortas. Se em sua região os locais para nidificação são escassos, casais podem expulsar ou matar ocupantes de ninhos já estabelecidos. Na época da reprodução, costumam se separar do grupo, porém, não muito distantes. São postos em média três ovos, no fim da primavera, que são chocados por cerca de 26-29 dias.
Habilidade Maternal e Paternal
Os ovos postos são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho que também cuida da segurança do ninho.
Os filhotes permanecem no ninho em três meses, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.
Mesmo depois de aprenderem a voar as crias permanecem com os pais por até um ano inteiro.
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/arara.htm
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/aves/arara-caninde_(ara_ararauna).html