visita a Canindé
Podemos constatar neste trabalho, dados e descrições de experiências vivenciadas (nós) estudantes do curso de enfermagem, no dia 28/09/2012, na cidade de Canindé-CE, que tem como padroeiro São Francisco de Assis. Iremos apresentar relatos que objetivam conhecimentos sobre grupos determinantes, no processo cura pela fé.
Apresentaremos entrevistas realizadas naquela ocasião que nós possibilitamos conhecer a determinadas pessoas com experiências próprias, mas que representam milhares de outras com historias semelhantes.
OBJETIVO
Viemos objetivar o conhecimento vivenciado na pratica do contato com o fies, onde podemos constatar que a fé, influencia diretamente no processo de cura. Na oportunidade dialogamos com pessoas que buscavam milagres e outras que estavam ali para o agradecimento á santidade por meio de sacrifícios e promessas. Desta forma alcançamos o objetivo central de conhecer vivenciando crenças que esta envolvida, com nosso curso, já que a saúde envolve vários processos, entre eles a crença que deve ser levado sempre em consideração pelo profissional.
DESENVOLVIMENTO
Durante nossa aula de campo conversamos com fies de São Francisco de Assis, onde entrevistamos algumas pessoas, entre elas a Senhora Francisca Socorro Lima, 55 anos, de Porto Velho-RO que há cinco anos vinha agradecer uma graça alcançada, que era a cura de um caroço no seio; Senhor Dioge, 23anos, Redençao-CE há seis anos paga promessa por uma cirurgia de vesícula bem sucedida; Senhor Pedro, 72 anos, de Goiás há 3 anos veio pagar uma promessa em Canindé e não consegui mas voltar para sua cidade, e passando a viver como mendigo, essa é uma realidade bem com naquele região.
RESULTADOS
Em todas nossas entrevistas podemos constatar um objetivo comum, o alcance de milagre ou o agradecimento destes.
Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA
Enfermagem T 15 manhã
Disciplina Sociologia da Saude
Professora Herminia
Canindé
Kelly de Oliveira