Apresentando o centro de referencia de assistência social de canindé-se e sua funcionalidade
O CRAS é o responsável pela promoção do Programa de Atenção Integral ás Famílias, principalmente aquelas que necessitam de uma atenção especial por estar localizada na área de maior risco social da comunidade. Além disso, é papel do CRAS também informar a essa população que eles fazem parte da proteção social básica. A maioria desta população está incluída em programas do Governo Federal, o mais comum é o Bolsa Família, que auxilia na renda mensal familiar. A proposta do Centro é ajudar a essas famílias na geração de renda, com oficinas para mulheres; no complemento dos estudos dos jovens, com o programa Projovem, dentre outras atividades que são desenvolvidas.
Os dados acima fazem parte do que se passa no Município de Canindé do São
Francisco, todos atualizados em 2010 por meio do Censo. Parte das famílias referenciadas são usuárias do CRAS, por se enquadrarem no perfil da Proteção Social Básica. A população de Canindé corresponde a 24.693 pessoas sendo que em média de 3,99% estão cadastradas no Cadastro Único.
Com base nestes dados é que serão executadas as ações propostas no Projeto de intervenção, para tal, um percentual/ amostra da população foi escolhida para servir de base para que a execução pudesse ter dados concretos e significativos. De forma aleatória foram escolhidas 40 famílias para ser trabalhada a questão do desenvolvimento das atividades do CRAS, de modo que pudesse contemplar se não toda, mas boa parte das famílias trabalhadas.
As atividades começaram a ser desenvolvidas em setembro, iniciou-se com um ciclo de palestras para apresentar o Centro de Referência e suas atribuições mostrando que se destina à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos, sua localização é estratégica por estes fatos e não tem como função primordial conceder benefícios eventuais à população. Por