Canhão de Gauss
Física III
CANHÃO DE GAUSS
Física III
CANHÃO DE GAUSS
Sumário Introdução 4
Objetivo 5
1 Discussão........................................................................................................6
2 Descrição do projeto .....................................................................................6
3Material utilizado 6
4 Procedimento experimental 6
5 Resultados.......................................................................................................7
6 Fórmulas 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
INTRODUÇÃO
Um acelerador magnético linear é um dispositivo que provoca uma reação magnética em cadeia para aumentar a energia cinética final de um projétil. Tais dispositivos são também denominados como “Canhão de Gauss” (Gauss rifle) ou “estilingues magnéticos”, em função do efeito final que produzem. O canhão de Gauss foi criado por Johann Carl Friedrich Gauss e utiliza os princípios físicos da Energia cinética e magnetismo.
OBJETIVO
Apresentar aos estudantes do curso de Engenharia Ambiental ao contexto prático dos conteúdos abordados em sala, assim como reforçar a utilização de trabalhos científicos. Este relatório baseia-se na atividade em grupo realizada no dia 24/06/2013. Tendo como tema do experimento o canhão de Gauss, trata-se de um acelerador magnético linear capaz de lançar um projétil. Ele é composto de um conjunto de ímãs e esferas de ferro capazes de transferirem energia cinética de uns para os outros.
1. Discussão
Neste experimento foram utilizados dois conceitos básicos da física, a energia cinética e o magnetismo. A energia cinética é uma das formas da energia mecânica e é definida como energia de movimento, já que esta associada ao estado de movimento de um