Fisico
Acelerador linear magnético
(Fuzil magnético)
Introdução
Um acelerador magnético linear é um dispositivo que provoca umareação magnética em cadeia para aumentar a energia cinética finalde um projétil. Tais dispositivos são também denominados como“espingardas de Gauss” (Gauss rifle) ou “estilingues magnéticos”,em função do efeito final que produzem.
Descrição do projeto
O canhão de Gauss produzido é um lançador linear magnético que utiliza esferas de aço e ímãs deneodímio dispostos sobre um trilho de madeira(o "cano" de um canhão de Gauss).O objetivo deste dispositivo é lançar um projétil com grandevelocidade da extremidade do trilho, tal como um canhão lançaria uma bala de seu cano. Para ummelhor desempenho do canhão, é recomendado que se utilize um trilho de tamanhoapropriado e que ele seja construído de tal forma a produzir a menor força de atrito possívelentre o trilho de madeira e as esferas, caso os ímãs tenham a mesmaintensidade, eles devem ficar o mais firmes possíveis e a uma distância equivalente entre si.Entretanto, se tiverem intensidades diferentes, deve-se ajustar a distancia que um ímã ficará dooutro. As esferas devem ser posicionadas do início do trilho para o seu fim.Recomenda-se ainda que sejam colocadas três esferas por ímã.
Material
* Uma régua de madeira 100 cm decomprimento x 10 cm de largura.4 base de extremidade (Sendo que 2cm decomprimento por 2, 5cm de largura 1cmde altura.8Base de (Sendo que 10 cm decomprimento por 2,5 cm de largura 1 cmde altura.10Base de 5,5 cm por 1cm de largura(Sendo fixadores do imãs* 4 ímãs de neodímio em formato pastilhasde (22 mm de diâmetro e 10mm dealtura)
Que aconteceu?
A esfera 'gatilho' (vamos chamá-la de [E1]) vai acelerando emdireção e sentido ao primeiro ímã [I1].