informaçao «A RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA»
A pintura Rapariga com o Brinco de Pérola é uma das obras-primas do pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675). Como o seu nome indica, é utilizado um brinco de pérola como ponto focal. A pintura está no Mauritshuis, um dos mais importantes museus de Haia. É muitas vezes referido como "a Mona Lisa do Norte" ou "a Mona Lisa holandesa".
Em geral, muito pouco se sabe sobre Vermeer e as suas obras. Esta pintura está assinada como "IVMeer", mas não está datada. Não está claro se este trabalho foi encomendado e, em caso afirmativo, por quem. Nem se conhece quem foi a modelo para a pintura. Em qualquer caso, é provável que não pretenda ser um retrato convencional. Mais recentemente estudos sobre Vermeer apontam a hipótese de a imagem ser de um manequim (como o que vimos ser utilizado no filme). A descrição do holandês, do século XVII, refere uma "cabeça"(?) e não um retrato. Após o restauro mais recente da pintura, em 1994, o esquema de cores subtis e a intimidade da menina olhando para o espetador foi muito aumentado.
É um dos quadros mais amados de sempre e é um mistério. Pouco se sabe sobre a sua real inspiração. Isto porque a vida do seu criador, o holandês Johannes Vermeer, está envolta num grande mistério. Quem é a modelo e porque foi pintada? O seu olhar, e enigmático sorriso, será inocente ou sedutor? E porque usa ela um brinco de pérola?
O filme que começámos a visionar é uma coprodução do Reino Unido e do Luxemburgo, de 2003, do género drama, dirigido por Peter Webber; o argumento é uma adaptação feita por Olivia Hetreed do romance de mesmo nome de Tracy Chevalier; tem nos principais papéis Scarlett Johansson e Colin Firth; a banda sonora é de Alexandre Desplat e a fotografia é da responsabilidade do português Eduardo Serra, que foi nomeado para o Óscar com ‘Rapariga com Brinco de Pérola’ e ‘Asas do Amor’.
Holanda, 1665. Depois de o pai, um ex-pintor de cerâmica, ficar cego devido a uma