canhao da nazare
Etapas da internacionalização da economia e da produção
A internacionalização da economia e da produção já teve inicio à vários séculos, desde logo a Era dos Descobrimentos, seguindo-se pela Revolução Industrial, e mais atualmente, a Revolução Tecnológica, tanto a nível das telecomunicações como ao nível da informática.
Era dos descobrimentos:
Troca de bens e materiais, havendo dessa forma um mercado para produtos até então desconhecidos em alguns países (Ex: Portugal- India troca de especiarias típicas da India, inexistentes em Portugal)
Revolução Industrial:
Inicio da produção em massa de bens, havendo posteriormente uma venda (em massa) para o estrangeiro (Ex: Industrialização da Inglaterra, vendendo produtos produzidos em massa
Ex: Os produtos produzidos precisavam de ser transportados, ou à cidade mais próxima ou a outras cidades. O meio de transporte mais rápido, na época, era o comboio. As viagens eram longas e, como tal os maquinistas tinham de parar para pernoitar, comer, etc. Foram então criados “pontos de paragem". Nestes tinham WC, lugar para comer etc., e como ninguém ia descer do comboio para ir limpar o WC, e fazer sua própria comida, começou a designar-se pessoas para ficar e coordenar essas tarefas. Mas para isso era preciso que essas pessoas morassem lá, e elas não queriam viver sem hospitais, sem casas, sem vizinhança, etc. A partir desses “pontos de paragem” foram crescendo cidades.
Revolução Tecnológica:
A tecnologia acompanha o homem desde sua criação. A descoberta da roda, do fogo, a utilização de pedaços de pau para a caça, são instrumentos tecnológicos. No decorrer de toda sua existência, o homem vem desenvolvendo aparelhos não se dando conta, no entanto,