Surf
Podem existir muitas variações do desporto, tal como o qué uma boa onda, e qual tipo de prancha devemos usar. O bodysurf envolve andar na onda sem prancha, e pode ser considerado a forma mais pura do surfe. Outras variações existiram ao longo dos secúlos como o surfe paipo, stand up paddle surf, o uso de barcos e canoas para deslizar nas ondas. Pranchas mais modernas que são utilizadas incluêm pranchas de bodyboard, colchões insufláveis, e tábuas de skimboard. Quando mais que uma pessoa utiliza a mesma prancha para surfar, isso é chamado surfe tandem.
Existem três grandes subdivisões no surfe em pé, como o longboarding, shortboarding, e stand up paddle surfing (SUP), reflecting diferenças na construção da prancha, incluindo comprimento, estilo do deslize, e tipo de onda que é surfada.
No surf tow-in (quase sempre, mas não exclusivamente, associado ao surfe de ondas grandes), um barco motorizado, como um Jet ski reboca o surfista para a frente da onda, ajudando que a velocidade dele equivala a da onda, que geralmente é uma velocidade mais alta que um surfista a remar pode conseguir.
Outros desportos relacionados com o surfe, como paddleboarding e sea kayaking, não necessitam de ondas, e outras derivações como kite surf e wind surf dependem mais da força do vento, mesmo assim todas elas podem ser