Canguilhem
Em sua tese, Canguilhem defendia o argumento de que o normal e o patológico são qualitativamente diferentes e opostos. Para ele, o conteúdo do estado patológico não pode ser deduzido de maneira logica, do conteúdo da saúde, pois o primeiro é uma nova dimensão da vida. As reações patológicas não se apresentam no individuo normal da mesma forma e nas mesmas condições, uma vez que o patológico é mais limitado e o doente não responde mais as exigências do meio normal anterior (seu estado normal). Para ele, o homem normal saudável teria que se sentir capaz de adoecer e de afastar a doença. Se a possibilidade de testar a saúde através da doença lhe fosse eliminada, o ser humano não teria mais a segurança de ser normal e de poder passar por qualquer doença futura.
2- De quais formas Canguilhem sustenta seus argumentos em relação a discussão da saúde e da doença?
Questionou se os conceitos de patológico e anormal seriam iguais aos de normal na mesma medida em que o normal e o patológico seriam conceitos diferentes. Concluiu que o patológico não é o contraditório logico do conceito de normal.
3- Qual ponto de vista é criticado por Canguilhem e por que?
Critica a visão de que o patológico seria apenas uma variação quantitativa do normal. Considerando que há infinitas possibilidades fisiológicas no processo da vida, estabelecer uma norma para que se possa afirmar a existência de saúde ou doença apenas transforma estes conceitos em um tipo de ideal.
Nome : Karoline Nunes
Professora: Simone Biangolino
Disciplina: Psicologia em saúde