Trabalho Efluentes
A gestão de resíduos e de tratamento de efluentes sempre foi um desafio para vários setores, e a busca por soluções de adequação para um menor impacto ambiental possível vem aumentando cada vez mais.
Inicialmente, foram buscadas soluções internas, em que o gerador do resíduo procurava dar destinação interna por meio de construção de depósitos ou aterros de resíduos. Em um segundo momento, buscou-se também minimizar a geração dos resíduos por meio de análise do processo produtivo e aumento de sua eficiência no uso das matérias-primas e reuso dos resíduos. Finalmente, os resíduos ganharam status de co-produtos, que, quando bem manejados e desenvolvidos, ainda atendem a demanda de outros processos ou empresas como sendo insumos desses.
Inicialmente, foram buscadas soluções internas, onde as fábricas que geravam os resíduos construíam depósitos ou aterros como seu destino. Depois, começaram a diminuir a quantidade de resíduos analizando o processo produtivo (ou seja, queriam ver onde que davam pra economizar certo produto, onde ele não era tão necessário etc), pra aumentar a eficiência no uso da matéria prima e reutilizar os resíduos quando possível.
O tratamento de efluentes vem evoluindo e ganhando contribuições tecnológicas importantes, uma vez que as restrições legais para o seu lançamento são cada vez maiores. Grande foco na reutilização desses efluentes tem sido dada, tanto para evitar o lançamento no meio ambiente, como para diminuir