candomble
O candomblé é uma religião que teve origem, na África mais especificamente na cidade de Ifé, e foi trazida para o Brasil pelos negros iorubas durante o período de trafico de humanos para serem escravizados. A adoração ao Deuses é característica predominante, a exemplo do Orixás, dos quais somente 16 são cultuados no nosso país: Essú, Ògun, Osossì, Osanyin, Obalúaye, Òsúmàré, Nàná Buruku, Sàngó, Oya, Oba, Ewa, Osun, Yemanjá, Logun Ede, Oságuian e Osàlufan.
A escolha das entidades não é um processo voluntario, os Orixás escolhem o pai ou a mãe de santo que são autoridade máxima dentro do candomblé para que esses os representem e os cultuem na terra. Os orixás os induzem a isto, fazem com que as pessoas por eles escolhidas sejam naturalmente levadas à religião, até que assumam o cargo para o qual estão destinadas. Uma pessoa não pode optar em ser ou não ser um Pai ou Mãe de Santo se não acontecer durante sua vida fatos que a levem a isto. São pessoas que de alguma forma são iluminadas pelos Orixás para que cumpram seu destino.
O Candomblé é uma religião com vasta riqueza cultural e preceitos. São pouquíssimas as pessoas que realmente a conhecem a fundo a cultura do candomblé, o preconceito é um fator determinante para a recusa na busca por esse conhecimento. È necessária muita dedicação e anos de estudo para se chegar a um conhecimento profundo da religião. Seus preceitos são todos fundamentados e qualquer um pode se dedicar ao seu estudo e desfrutar seus benefícios. Existe muita energia positiva no candomblé, e o seu culto pode trazer muita paz e felicidade.
Nesta conjuntura inédita, os terreiros de candomblé foram sendo criados e dando forma aos rituais e crenças que o definiriam. Mais do que isso, também funcionaram como meio de confraternização e socialização de vários negros que saíam do meio rural visando outras oportunidades de emprego. Com isso, os terreiros também serviam como lugar de lazer, solidariedade e manutenção de uma