Candomblé
Quando surgiu:
O Candomblé é uma religião politeísta afro-brasileira que surgiu no Brasil oriunda dos escravos africanos. Ele não tem uma determinada época de fundação, pois é o resultado da mistura das várias crenças e costumes dos diferentes povos africanos. O termo Candomblé já é mais recente.
Principais cerimônias:
Os rituais mais comuns são a Iniciação do Candomblé Ketu, o Olubajé, o Pilão de Oxalá e os mais comuns que são os Ebós e rituais de Oferenda aos Orixás.
O templo de oração:
Os rituais se realizam nos Terreiros, casas com vários cômodos com um grande salão no centro onde se realizam as danças.
Como são os rituais de fé realizados na casa de oração?
Antes de serem iniciados os rituais são sacrificados animais em honra aos Orixás. Durante os rituais comuns ocorrem muitas danças que, segundo eles, facilita na incorporação dos espíritos e dos Orixás.
Os principais ensinamentos recebidos para ajudar na compreensão das palavras do Criador:
Para o Candomblé não existe pecado, julgamento moral ou salvação, eles apenas acreditam na interferência direta dos Orixás na Terra.
Livro Sagrado:
O Candomblé não tem nenhum livro sagrado especifico.
As reuniões comunitárias nos templos:
As reuniões nos terreiros ocorrem pelo menos uma vez na semana, nelas os Orixás recebem oferendas, cânticos, danças e roupas especiais.
Dieta especial:
Os adeptos do Candomblé não fazem nenhuma dieta especial.
As vestimentas:
A vestimenta especial nas casas de Candomblé são as Roupas de Ração, feitas de morim ou cretone. Elas podem ser brancas ou coloridas, mas não de cores muito escuras.As mulheres usam muitos colares coloridos, anéis, pulseiras e uma espécie de turbante na cabeça.
As principais festas:
Festa de Oxalá, Fogueiras de Xangô, Festa de Obaluaiê e o Dia de Yemanjá.
Número de adeptos
O candomblé no Brasil possui aproximadamente 127.582 adeptos.