Cancro da Tiróide
Fisiopatologia
Os tumores malignos da tiróide podem ser divididos em 4 tipos histológicos conforme ilustrado na figura 1:
Figura 1: Cortes histológicos dos diferentes tipos de cancro da tiróide e sua classificação.
Relativamente aos dois primeiros tipos de cancro da tiróide referidos acima, a escolha do seu nome está relacionada com o aspecto que cada um destes carcinomas apresenta, quando observados ao microscópio. O carcinoma papilar como o próprio nome diz, apresenta papilas quando observado microscopicamente enquanto que o carcinoma folicular, apesar de possuir um aspecto anormal, apresenta algumas estruturas semelhantes aos folículos normais da tiróide7.
O carcinoma papilar da tiróide surge normalmente entre os 30 e os 50 anos de idade, enquanto que o folicular aparece geralmente depois dos 40 anos, sendo este mais agressivo que o carcinoma papilar. Tanto os carcinomas papilar como folicular iniciam-se nas células foliculares da tiróide e correspondem a carcinomas da tiróide bem diferenciados, em oposição ao carcinoma anaplásico da tiróide que é não diferenciado, ou seja, em que há uma proliferação de células não diferenciadas8.
Em cerca de um terço dos doentes com carcinoma folicular da tiróide, o tumor é minimamente invasivo e tende a não disseminar. Nos dois terços restantes, o carcinoma folicular é mais invasivo. Pode desenvolver-se em vasos sanguíneos e daí evoluir com metástases para áreas distantes, particularmente os pulmões e os ossos9. O tumor das células de Hürthle, uma forma mais agressiva de carcinoma folicular, ocorre geralmente em pessoas com mais de 60 anos de idade.
Outro tipo de cancro da tiróide é o carcinoma medular. Este tipo de cancro representa cerca de 5 a 8% de todos os casos de cancro da tiróide. Aproximadamente 25% dos carcinomas medulares da tiróide (CMT) são de natureza genética, causada por uma mutação no proto-oncogene RET ("rearranged during transfection"), um gene localizado no