Hipotiroidismo
A glândula tiróide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, e está localizada normalmente na parte inferior da frente do pescoço.
A função da tiróide é produzir hormonas, que são lançadas para o sangue e, de seguida, transportadas para todos os tecidos do corpo. A tiróide é constituída por um grande número de folículos formados por células foliculares, produtoras das hormonas T3 e T4. Entre os folículos, no interstício, estão células C ou parafoliculares, produtoras de calcitonina que é uma hormona muito importante para a homeostasia do cálcio.
As hormonas da tiróide ajudam o corpo a utilizar energia, a ficar quente e mantêm o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos a trabalhar devidamente.
O hipotálamo é uma estrutura cerebral que estimula a hipófise a produzir a hormona que vai estimular a tiróide (TSH), induzindo a produção de T3 e T4.
Hipotiroidismo
O hipotiroidismo significa que a tiróide não consegue produzir uma quantidade normal de hormonas, isto é, a tiróide está hipoativa. Um hipotiroidismo de curta duração pode ser causado por determinados tipos de inflamação da tiróide ou por infecções causadas por vírus. Algumas doenças podem afetar o hipotálamo ou a hipófise e interromper a cadeia de sinais do cérebro para a tiróide. Se isso acontecer, a tiróide não recebe a mensagem para produzir hormonas, embora seja capaz de funcionar perfeitamente. Esta situação geralmente ocorre quando a hipófise é lesada por um tumor, uma infeção ou um cancro que se propagou a partir de outra zona do corpo.
Mais raramente, o hipotiroidismo é resultante de uma lesão do hipotálamo. Em menos de 5% dos casos, o hipotiroidismo é causado por um problema do hipotálamo ou da hipófise e não da tiróide.
O hipotiroidismo é mais comum nas mulheres do que nos homens.
As hormonas produzidas pela tiróide regulam a energia do organismo. Quando os níveis dessas hormonas estão anormalmente baixos, o organismo gasta a energia mais lentamente e as funções vitais,