Informática na Automação
Introdução - O conceito de Automação
A idéia de automação está diretamente ligada à das maquinas, maquinas simples ou compostas que poupam ou agilizam uma tarefa. A idéia de automação surgiu na Inglaterra. Foi um movimento de grande impacto em todo o globo e garantiu o posto de potência mundial para os ingleses durantes vários anos. Estamos falando da Revolução Industrial. Naquela época várias rotinas manuais foram automatizadas, para uma maior produção. Apesar de no inicio da revolução ainda não existir o computador moderno, e, conseqüentemente a informática. Vamos então desenvolver primeiro o conceito de informação, para depois entrar na Automação na Informática.
Existem dois tipos de automação: um se refere ao que acontece naturalmente no comportamento de uma pessoa quando essa se habitua com a realização de um determinado tipo de tarefa. A experiência tende a tornar a pessoa mais automática - no sentido em que ela passa a observar e refletir menos, e agir mais rapidamente em função do que já sabe, do que é mais evidente ou do que é mais conveniente.
Outro tipo de automação é a automação artificial, mecanizada, que se utiliza de sensores artificiais, um sistema de computação que processa os sinais desses sensores para estimar o estado do sistema e tomar decisões a partir disso, e sistemas mecânicos para controlar a implementação da decisão tomada.
A automação humana e a artificial são relacionadas, o mais provável é que a automação artificial seja coordenada por um ser humano: enquanto ele define os objetivos e as restrições em que a automação artificial deve ocorrer, e a máquina trabalha para alcançar esse objetivo enquanto é monitorada pelo humano.
A motivação da automação portanto é buscar encontrar o ponto mais conveniente na relação entre o trabalho humano e a máquina, em função de quanta experiêcia o humano tem e do quão automatizado seu comportamento esteja.
Essa é uma visão clássica da teoria de controle e automação. Como