cancer
A palavra câncer tem origem latim, seu significado é caranguejo. Tem esse nome, porque as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como os tentáculos de um caranguejo. O nome câncer é dado ao crescimento desordenado de células “doente’’ que invadem tecidos e órgãos, espalhando-se para outras partes do corpo”. Esta doença tem um período de evolução duradouro, muitas vezes leva anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, mais de cem tipos desta doença já foi descoberta sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta.
SUMARIO
DESENVOLVIMENTO
O que é o câncer
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinado a formação de tumores (acumulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem inicio em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é chamado de carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, cartilagem ou musculo é chamada de sarcoma.
Como surge o câncer
As células que constituem os animais são formadas por três partes: a membrana celular, que é a parte mais externa da célula; o citoplasma, que constitui o corpo da célula; e o núcleo, que contem os cromossomas que por sua vez são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e