Cancer de mams
1.Neoplasia mamária
Reconhecer a importância do câncer de mama na saúde da mulher e nos homens também, pois apesar de ser uma forma de câncer raro em homens, é real e os atingem tão agressivamente, com as mulher.
1.1Saúde da mulher
Identificar os fatores associados ao risco aumentado para desenvolver o câncer de mama. Identificar os fatores associados ao risco diminuindo de desenvolver o câncer e mama.
1.1.1Auto-exame
Conhecer as etapas do procedimento de auto-exame das mamas.
Reconhecer as repercussões do diagnóstico do câncer de mama para a mulher.
INTRODUÇÃO Câncer de mama
O câncer de mama como doença tem sua origem na antiguidade, período em que foi inicialmente descrito pelos egípcios há quase 3 mil anos, e posteriormente relatado por gregos e romanos, com registros desde a idade média até os tempos mordermos.
Na era moderna o problema passou a ser considerado muito mais complexo do que anteriormente, e novos princípios foram desenvolvidos.
Com ser de 1 milhão de novos casos por ano, o câncer de mama representa a neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres, e a maioria dos casos ocorre em países desenvolvidos. A incidência por câncer de mama feminina apresentou um crescimento contínuo na última década, o que pode ser resultado de mudanças sócio demográficas e de acessibilidade aos serviços de saúde.
Os dados epidemiológicos disponíveis atualmente permitem considerar o câncer de mama como um problema de saúde pública no Brasil. Fatores como o aumento da expectativa de vida, a industrialização, a urbanização e os avanços tecnológicos na área da saúde estão relacionados com o aumento do risco de desenvolvimento de câncer, além da mudança de hábitos de vida da população. No Brasil, o câncer de mama apresentava, um índice de estimado em 52,93 por 100 mil mulheres.
Embora o prognostico seja favorável pra mulheres com câncer de mama em estágio iniciais e os