cancer de colo de utero
O câncer de colo uterino, atualmente, configura um agravo de saúde pública importante. É o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo inteiro, e é a quarta causa de morte por câncer de mulheres no Brasil.
Tão alto é o grau de importância dessa patologia, que a mesma está elencada como segundo item de prioridades do pacto pela saúde proposto pelo MS (Ministério da Saúde), sendo este reforçado na portaria Nº 2.669 de 3 de novembro de 2009 para o biênio 2010-2011.
Com a introdução da atenção básica nos programas do MS, iniciou-se o processo no qual se preconiza a constante prevenção do CA (Câncer) de colo uterino por meio da realização periódica do exame papanicolau, que consiste na coleta de material citopatológico do colo uterino (Colposcopia) para o diagnóstico precoce de moléstias que possam ser precursoras do CA.
A principal doença que é considerada precursora do CA de do colo uterino é a infecção pelo HPV
(Papilomavírus Humano). Este é capaz de provocar lesões em pele ou mucosas. Na maioria dos casos, as lesões têm crescimento limitado e regressão espontânea. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV e estão classificados como baixo risco para câncer e alto risco para câncer e, somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos. Estudos no mundo inteiro estimam que 50% a 80% das mulheres com vida sexual ativa serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas, porém, a maioria das infecções é transitória, sendo assintomática e tendo regressão espontânea devido aos mecanismos de defesa do sistema imunológico.
No decorrer desta produção serão contemplados os itens de maior importância que estão relacionados ao CA de colo uterino, bem como ações de enfermagem desde a prevenção até o tratamento dessa patologia, que é de extrema importância no contexto de saúde pública no Brasil.
CONCEITO
O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de