canal do panama
Multidões saudaram a transferência do canal de 80 quilômetros de extensão que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. O canal foi oficialmente aberto quando o navio SS Arcon, de bandeira norte-americana, o atravessou em 15 de agosto de 1914. Desde então mais de um milhão de navios usaram o canal.
O interesse em encontrar um caminho mais curto entre o Atlântico e o Pacífico teve início com os navegadores e exploradores da América Central no começo do século 15. Em 1523, o imperador Charles V do Sacro Império Romano Germânico ordenou um levantamento do istmo do Panamá e diversos planos para a abertura de um canal foram feitos, porém nenhum deles implementado.
O interesse dos Estados Unidos em construir um canal foi desencadeado com a expansão do oeste norte-americano e a corrida ao ouro na Califórnia em 1848. Hoje em dia um navio partindo de Nova York rumo a San Francisco pode economizar cerca de 12.500 quilômetros tomando o Canal do Panamá em vez de contornar a América do Sul.
Leia mais
Hoje na História: 1923 - Morre o engenheiro francês Gustave Eiffel
Putin defende lei que proíbe norte-americanos de adotar crianças russas
Corte europeia rejeita caso de 1,8 mil expulsos de arquipélago no Índico
Enviado especial das Nações Unidas anuncia nova proposta de paz na Síria
Em 1880, uma companhia francesa liderada pelo construtor do Canal de Suez, Ferdinand de Lesseps, começou a cavar um canal através do istmo do Panamá, então território pertencente à Colômbia. Mais de 22 mil trabalhadores morreram de doenças tropicais como a febre amarela durante a primeira fase de terraplanagem da construção. A companhia francesa foi finalmente à bancarrota, acabando por vender seus direitos ao projeto aos Estados Unidos em 1902 por 40 milhões de