Canal de Distribuição - Coca Cola
DISTRIBUIÇÃO
-Nomes:
• José Roberto
• Fabiana D’arc
-2º Período
-Marketing
INTRODUÇÃO – CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
O canal de distribuição é a estrutura de unidades organizacionais dentro da empresa, e agentes e firmas comerciais fora dela, atacadistas e varejistas, por meio dos quais uma mercadoria, um produto ou um serviço são comercializados.
Empresa jurídica ou mesmo uma pessoa física na maioria das vezes, não consegue atender á todos os consumidores sozinho e utilizar distribuidores e intermediários entre outros para atender os consumidores finais. O marketing é o responsável pelos canais de vendas; promoção do produto ou serviço. A logística pela viabilidade de atendimento ao consumidor no tempo certo, no lugar certo com o menor custo possível e com uma melhor qualidade.
As estruturas dos canais de distribuições são funcionais onde encontramos o produto, o atacadista, o varejista, os agentes intermediários e os consumidores.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO –
Qual o tipo do canal de distribuição?
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO No caso da Coca cola a opção escolhida foi pelas franquias industriais aonde os franqueados trabalham com a marca, mercadorias e até com o design de lojas fornecidas pela Coca
Cola.
Vantagens das franquias é que trabalham com a marca já consolidada no mercado, menor risco e possibilidade de expansão no volume de vendas por já ter um sistema de vendas e de compras organizado.
Desvantagens está no fato de não ter liberdade para gerir certas tomadas de decisões, pouca variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e falta da possibilidade de criação ou modificação do produto.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO –
A operação das franquias divide-se em duas:
Engarrafamento e distribuição
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO –
Engarrafamento: O “concentrado” é comprado da filial da
Coca-Cola Indústrias Ltda.(RJ) onde este xarope será engarrafado após passa pelas refresqueiras na linha