canais de santos
1 Canais de Santos
Entre 1900 e 1903, começou a ser implantado o primeiro serviço de esgoto de Santos, ficando os engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave, a fim de drenar a água da terra da cidade, e assim tentar eliminar a epidemia de febre amarela que ocorria em Santos, foram sendo construídos a partir das proximidades da divisa com a cidade de São Vicente.
A obra de Saturnino em Santos foi fundamental para sanar problemas de saúde que se agravavam e para permitir o crescimento da cidade em todos os sentidos.
E assim foi construído o Canal 1, e depois, paralelamente a este, à 1km de distância, o Canal 2, e assim por diante, até o Canal 7, inaugurado há pouco mais de 30 anos, este próximo ao Ferry-Boat que liga Santos ao Guarujá. Há ainda canais que não foram numerados, como o canal do Orquidário e o da Avenida Moura Ribeiro. Estes canais também são muito antigos. Os canais portanto, não foram criados para jogar o esgoto da cidade no mar, e sim para drenar a água do solo encharcado de Santos.
Como engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de Santos, uma repartição estadual na época, Saturnino projetou o sistema de esgotos e a rede de canais pluviais – dois sistemas sem ligações entre si. Essas obras permitiram a extinção dos focos de várias epidemias que já se alastravam pelo interior do Estado, além de propiciar o enxugamento, em aproximadamente vinte anos, dos terrenos dos bairros em formação. A drenagem do solo, que possibilitou a ampliação da área urbana de Santos até a Ponta da Praia, é função dos canais até hoje. Então, foi relevante não somente para Santos, mas para o Estado de São Paulo e para o Brasil, pois Santos era e ainda é o principal porto de exportação do País.
2 Jardim da Orla
1 História
Mantido por 38 funcionários, o jardim nasceu, como ideia, em 1914, idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito. Na década de 1920 surgiram jardins próximo aos hotéis, seguidos