Política Social
A importância desta demarcação tem sua relevância, pois quando falamos em política social não estamos nos referindo a um único padrão. Cada modelo é concebido, levando em consideração fatores econômicos, políticos e culturais de cada país ou região.
No fim deste século o sistema de proteção social como direito de Cidadania apoiou-se em valores, concepções e convicções que foram criadas e que foram consolidadas no século XX, sobretudo depois da II Guerra Mundial, quando o Estado de Bem-Estar Social passou a administrar as Políticas Sociais que se transformaram em direitos de Cidadania. Antes disto, a Política Social tinha um sentido de repressão e controle, da qual os pobres eram vistos como vagabundos e eram tratados com punição.
Além da organização da classe trabalhadora, o fator econômico como a crise catastrófica do sistema econômico liberal, com o aumento do desemprego, produziu significativas mudanças no ideal e na prática prevalecente do laissez-faire, abrindo espaços para uma efetiva intervenção do Estado na economia e na sociedade. Com a crise do modelo liberal, o Estado passa a ser a solução para o enfrentamento da crise, através das políticas keynesianas.
As políticas sociais no contexto neoliberal no Brasil destacando o cenário político, econômico e social deste século XIX, registram-se avanços na conquista dos direitos sociais, da Seguridade Social e da gestão das políticas,