APS Unip
Rangel
Engenharia Civil
Estudo de canal
Bruno Batista Paiva – RA: B5145B-2
Francisco Carlos S. Paes Filho – RA: B378BD-2
Ricardo Muscari Silva – RA: A574JD-0
Rafael Martins de Lima – RA: B44518-1
Willian Souza de Andrade Santos – RA: B3544H-7
Santos
2014
Bruno Batista Paiva
Francisco Carlos S. Paes Filho
Ricardo Muscari Silva
Rafael Martins de Lima
Willian Souza de Andrade Santos
Estudo de canal
Atividade Prática Supervisionada da turma de Engenharia Civil da Universidade Paulista UNIP.
Orientador: Fabio Coelho
Santos
2014
RESUMO
Análise quanto à vazão em um canal de Santos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO 6
3 HISTÓRIA DO CANAL 7
4 MEMORIAL DE CÁLCULOS 9
5 ANEXO 10
6 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho prático visa apresentar o método e os cálculos necessários para a análise de um canal artificial aberto na cidade de Santos.
2 OBJETIVO
Adquirir informações sobre o canal da Av Francisco Manoel, apresentar um mural de cálculos feitos com os dados obtidos, como rugosidade, declividade, raio hidráulico e vazão. Assim como contar um pouco de sua história.
3 HISTÓRIA DO CANAL
Os sistemas de Canais de Santos foram projetados pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito para pôr fim ao problema de saneamento básico que a cidade enfrentava, sobretudo no verão. O projeto consistia em separar as águas de rios e córregos do esgoto. O Canal 1 foi o primeiro a ser inaugurado em 1907, mas só foi finalizado em 1910, junto com o Canal 2. O 6 veio em 1919, o 3 e o 4 em 1923, o 5 em 1927 e o 7 em 1968.
Canal 1 - Avenida Pinheiro Machado, início das obras do saneamento na Baixada - Em 19 de outubro de 1905 são iniciadas as obras de construção do primeiro canal da cidade. Foi o começo do saneamento de Santos pela