Canais De MKT
O objetivo do canal de marketing é facilitar o caminho da transferência da mercadoria do fabricante para os consumidores, sempre pensando nos fatores tempo, espaço e posse que separam a mercadoria do publico – alvo, ou seja, é necessário reunir informações sobre os clientes alvo, sobre os concorrentes e forças do ambiente de marketing que possam facilitar ou prejudicar o produto.
A utilização de intermediários para distribuir os produtos, aumenta o número de pessoas que serão atingidas, pois é necessário que a mercadoria chegue ao cliente certo, na quantidade ideal e no tempo adequado.
Os principais intermediários são:
Varejistas – aqueles que realizam a venda do produto diretamente para o consumidor final.
Atacadista – compra e revende os produtos para os varejistas. Não vende em pequenas quantidades para o consumidor final.
Distribuidor – venda, armazena e da assistência técnica, busca atender demandas de determinada região.
Agentes e corretores – pessoas jurídicas contratadas para vender produtos de uma empresa.
Para melhor desempenho, há mais dois canais de distribuição, que são os canais de comunicação e o de serviço.
Os canais de comunicação são constituídos, pelos jornais, folhetos, revistas, televisão, rádio, internet, entre outros, e o canal de serviço é formado pelos supermercados, farmácias, armazéns, transportadoras e bancos.
Ao analisar os canais de marketing e o perfil do público alvo, foi possível identificar que o melhor canal para a distribuição da fralda (nome do produto) é a venda direta para o varejista, pois por ser um produto de preço elevado, os clientes não estarão comprando em grandes quantidades e ela precisa ser encontrada em todos os locais, como por exemplo, supermercados, farmácias e conveniências, porque o foco é atingir os pais que estão fora de casa e buscam por facilidade e agilidade na hora de cuidar e proteger o seu bebê.
E a divulgação será realizada pelos canais de televisão, encartes de supermercados